Em O Senhor Dos Anéis e Hobbit Tolkien explorou as emoções humanas de uma maneira muito clara e profunda. Tolkien trata a ganancia e a possessividade como algo que escraviza o ser e acaba com as relações humanas. Podemos observar isso em Gollum que segundo Irwin (2012) "Vive sozinho e sem amigos em uma ilha no meio de um lago subterrâneo, escuro e frio, em o Senhor dos Anéis descobrimos que Gollum adquiriu seu anel mágico por um ato de desejo assassino, que usou o Anel para roubar e cometer outros atos cruéis, e que eventualmente foi expulso de uma comunidade pela avó". Gollum quando foi encontrado por Bilbo nas montanhas sombrias já vivia sozinho á mais de 450 anos. Thorin também é dominado pela ganância a ponto de recusar a dividir o tesouro do dragão com outras partes merecedoras, Irwin diz que somente quando está morrendo, Thorin cai em si e reconhece que "o mundo seria mais alegre" se mais de nós valorizássemos os simples prazeres em vez de jóias cintilantes. Quando homem é dominado pela ganância ele se torna egoísta e individualista, e consequentemente escravo de seus bens, Gollum se tornou escravo do Um Anel o seu "Precioso" , o Anel concedia vida longa a Gollum, mas uma vida de miséria e angústia em que a felicidade não fazia parte do pacote. Irwin (2012) diz "Para Tolkien, portanto, a ganância é a maior falha de caráter, não apenas porque estimula tantas guerras, violência e injustiça mas também porque oferece uma falsa promessa de felicidade, A ganância é como uma miragem no deserto, sempre se distanciando quando pensamos que estamos mais próximos dela".
Não somente a ganância mas "Tolkien explorou o tema da amizade e da lealdade, usando-se do anel abardou a questão da dependência". (WHITE, 228)
A amizade entre Frodo e Sam é algo digno de comentário, Sam em momento algum abandonou Frodo e sempre o ajudou, ele não tinha obrigação nenhuma de se arriscar, mas fez isso porque amava o amigo, um amigo de verdade é aquele que não nos abandona e se preciso for nos ajuda e caminhar quando estivermos fracos, em uma parte da história Frodo não aguentava mais caminhar e Sam diz “Vamos Sr. Frodo, eu não posso carregá-lo pelo senhor (O Um Anél), mas posso carregar o senhor!”.



Nenhum comentário:
Postar um comentário